domingo, noviembre 26, 2006

O Turismo do Norte do Brasil para Venezuela

O Turismo do Norte do Brasil para Venezuela


Alfredo Ascanio, PhD

Caracas - Venezuela

Universidade Simón Bolívar

Resumo:

Existe um elevado potencial do turismo do Norte do Brasil para dois destinos importantes da Venezuela: Ilha de Margarita (turismo de sol e praia) e o Estado de Bolívar (turismo de aventura especialmente em Canaima).

Neste momento a cota de mercado do Norte do Brasil que viaja a Venezuela é muito baixo (14.574 visitantes para o Estado de Bolívar e apenas cerca de 3.500 visitantes para a Ilha de Margarita).

No ano 1995 tinham chegado a Ilha de Margarita mais de 31.583 turistas brasileiros. A redução desse fluxo começou no ano de 1996 com a chegada de apenas 11.272 turistas oriundos do Brasil para a Ilha de Margarita, enquanto que no ano de 2002 viajaram somente 82 turistas. Embora esse mercado começasse a apresentar recuperação nos últimos anos é ainda importante ressaltar que para Venezuela é um mercado vital devido a sua posição geográfica.

Introdução

A população jovem do Brasil, entre 25 a 35 anos de idade, e que tem como residência habitual as cidades de Manaus (Amazonas) e Boa Vista (Roraima) geralmente estão interessadas pelo turismo de sol e praia e pelo turismo da aventura. Se estas pessoas residentes no Norte do Brasil optar pelo turismo internacional, então é provável que escolham como destino a Venezuela.
O turismo de sol e praia próximo ao Norte do Brasil é situado na Ilha de Margarita (Venezuela) e o turismo de aventura no Estado Bolívar de Venezuela.

Estes turistas poderiam ter duas opções entre os meios de transporte: a) com seu próprio carro para cruzar a fronteira, seguir a Santa Elena (na Venezuela) e viajar até Puerto la Cruz para embarque no Ferry que sai para Ilha de Margarita, ou também através do contrato dos serviços de um ônibus ou em algum caso os serviços de um operador de turismo receptivo que possam oferecer um pacote turístico para Venezuela.

Somente como exemplo; o turismo dos Venezuelanos que viajam a Manaus e a Boa Vista são praticados da seguinte maneira: Existe uma oferta que combina um ônibus-cama que deixa Santa Elena as 7 da manhã e chega as 9 horas da noite em Manaus. E a agência de viagens os espera no terminal de ônibus para levá-los ao hotel. O custo do deslocamento em ônibus é de US$ 30 por pessoa.
Também pode ser alugado um táxi que cobra US$15 por pessoa de Santa Elena à Boa Vista e ali dormir para sair o dia seguinte pela companhia aérea META às 7 da manhã, chegando às 8.40 da manhã em Manaus, a um custo de US$ 165 por pessoa. O custo da viagem entre Boa Vista - Manaus pela Varig é mais caro, custando US$ 215 por pessoa, saindo todas as noites de Boa Vista. Além disso, o ônibus expresso do Caribe faz a rota Caracas - Porto de Ordaz - Manaus.

Este exemplo também pode ser tomado como um possível custo para o traslado de Manaus ou de Boa Vista para a fronteira com Venezuela, ou seja, para Santa Elena, mas para o turismo de classe média profissional: quer dizer, algo estimado em US$ 270 dólares somente para chegar à fronteira e de lá adiante um custo adicional, dependendo do tipo de transporte usado, do tipo de alojamento que será usado (hotel, pousada, casa de amigos ou de parentes), da média de estadia em noites de viagem programada, assim como os gastos com alimentação e compras.

O potencial do turismo do Norte do Brasil e do turismo
internacional para Venezuela


O Norte do Brasil é composto por 7 Estados, como são:

AMAPA (Aeroporto Internacional de Macapá)
AMAZONAS (Aeroporto Internacional Eduardo Gomes em Manaus)
ACRE (Aeroporto Internacional Presidente Médici em Rio Branco)
PARÁ (Aeroporto Internacional Val de Cans em Belém)
RONDONIA (Aeroporto de Porto Velho)
RORAIMA (Aeroporto Internacional de Boa Vista)
TOCANTINS (Aeroporto de Palmas)

De acordo aos dados relativos ao desembarque dos passageiros nesses aeroportos internacionais em cada um desses Estados, seja em vôos regulares ou não regulares (Fonte: Companhia Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária), para o ano 2.005 resultou num tráfego interno total de 2.365.669 passageiros dos quais 91% se deram em vôos regulares e 9% em vôos não regulares.
O crescimento destes desembarques de passageiros entre os anos 2.004 e 2.005 foi de 14%, quer dizer, um aumento de 281.973. É interessante observar que os passageiros em vôos regulares cresceram 12% mas os passageiros que usaram vôos não regulares cresceram 41%.
A distribuição do total de passageiros que desembarcaram no Norte do Brasil (turismo interno) foi distribuída desta maneira:

PARÁ - 40%
AMAZONAS - 33%
AMAPÁ - 9%
RONDONIA - 6.5%
ACRE - 5.5%
TOCANTINS - 4%
RORAIMA -3%

Por exemplo, no Estado do PARÁ (especialmente em Belém) 937.652 passageiros no ano 2.005 efetuaram desembarques e na região do AMAZONAS (especialmente em Manaus) 775.090 passageiros desembarcaram. A região de RORAIMA (sobretudo, Boa Vista) não apareceu com uma porcentagem elevada de tráfego, ocupando o último lugar com relação aos outros 6 Estados, mobilizando 68.750 passageiros desembarcados em seu aeroporto internacional.

O potencial de visitantes de Manaus e de Boa Vista é de mais ou menos 840 mil pessoas, do qual o Estado Bolívar (Venezuela), de acordo com seus últimos dados do ano 2.006, recebeu 14.574 turistas brasileiros, o que mais ou menos representa 1.7% do mercado de Manaus - Boa Vista.

Desta análise se observa que o mercado potencial mais forte e onde se deve dar maior ênfase é o mercado da região do AMAZONAS, especialmente Manaus. Se a médio prazo fosse estabelecida a estratégia de atrair ao menos 10% desse mercado de viajantes, então poderiam ser mobilizados entre 70 mil a 77 mil turistas ao ano dessa região.

Embora o mercado de passageiros de Boa Vista seja o menor de toda a região Norte do Brasil, por estar mais próximo da fronteira com a Venezuela ele seria um mercado ideal a ser promovido para os Estados Bolívar e Nueva Esparta (Venezuela).

Boa Vista experimentou no ano 2.005 um desembarque total de passageiros em seu aeroporto internacional de 68.750 pessoas. Ao captar desse mercado, a médio prazo, pelo menos 10%, significaria o deslocamento para Venezuela de 6.875 visitantes, especialmente nos vôos não regulares que são aqueles que crescem com mais força no Brasil.

O perfil do viajante do Norte de Brasil

Ingresso médio mensal US$ 840; custo médio por viagem US$230; média do número de viagens ao ano 1.9; média de estadia em noites 12; tamanho médio do grupo de viajantes 2.3 pessoas.

Aquí pueden ver también la posibilidad del viaje desde Caracas hasta Manaus:

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